quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FAMOSOS SURDOS

   
     Thomas Edison, era mau aluno na escola, pouco assíduo e desinteressado. Saiu da escola e foi alfabetizado pela mãe. Aos 12 anos, vendia jornais, livros e foi telegrafista numa ferrovia. Aos 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Procurei em muitas enciclopédias, artigos, revistas e, na maioria dessas referências bibliográficas, nem citam que ele era surdo. Por que não? Será que, para a sociedade, é difícil conceber que um sujeito surdo possa ser um gênio a ponto de inventar a luz elétrica? Durante a infância, Thomas Edison teve uma série de infecções de ouvido que não foram propriamente tratadas. Pelo menos em uma delas, houve a retenção de fluido no ouvido médio. Artrite também foi mencionada como causa. Além disso, ele teve escarlatina. É mais provável que a verdadeira causa da deficiência auditiva de Thomas Edison seja uma das explicações médicas. Mas, seja lá qual for a razão, ele uma vez disse: “Eu não ouço o canto de um pássaro desde que tinha treze anos”.





     Outra figura famosa que a sociedade não sabe que é surdo é Lou Ferrigno, fisiculturista e ator que ficou mundialmente famoso por participar da série de televisão “O Incrível Hulk”. Consta que (...) teve uma grave infecção auditiva na infância, causando a perda de 85% da audição. Tal problema foi descoberto apenas aos 3 anos de idade.



 
     Alexander Graham Bell foi o inventor do telefone e também foi responsável por dar aulas a crianças surdas.







     Miss Ceará (2008) Vanessa Vidal, é modelo e revelou, por meio de sua intérprete, pensar em ser atriz. Além disso, deseja trabalhar ao lado de pessoas com necessidades especiais, como ela, que é deficiente auditiva.




     Brenda Costa é carioca, e modelo desde os 16 anos, 1,77 metros de altura, 55 quilos, suas medidas são 88-61-92. Surda desde o nascimento. Em entrevista no programa do Jô Soares contou  que foi até a agência de publicidade Mega fazer um teste, tendo sido recusada por ser surda. Saiu chorando e no elevador cruzou com o dono da agência que  vendo-a tão deprimida, quis saber o que havia ocorrido e este que tem um filho surdo, reconheceu o seu potencial e a sua capacidade de  superar eventuais dificuldades, fez novo teste e a aceitou como modelo. Em 2005, aos vinte e dois anos de idade, ela era uma das modelos brasileiras mais solicitadas em todo o mundo. Consegue entender através da leitura labial, fala com muita fluência, graças ao trabalho dedicado de sua fonoaudióloga, Dra. Walderez Prass Lemes. Sente as vibrações da música e consegue dançar. Já desfilou no sambódromo diversas vezes, deixando a platéia extasiada. Brenda lançou a sua autobiografia, “Bela do Silêncio” (Martins Fontes). No livro ela conta sua história e todas as dificuldades que venceu devido à sua deficiência.











Nenhum comentário:

Postar um comentário